Manifesto NC-ATB

30_anos

A década de 80 foi uma época de ouro. Muitos acontecimentos nesse período foram marcantes e emblemáticos para aquela geração.

Em uma época em que os recursos financeiros eram escassos, que não existiam a disseminação tecnologia e as facilidades da internet, que só viria a acontecer na década seguinte.

A maior diversão era brincar na rua e jogar bola dente de leite, com suas curvas imprevisíveis. Fora isso, apenas a televisão era capaz de manter a criançada quieta na sala, proporcionando momentos de muito prazer e diversão com a – provavelmente – a maior safra de bons desenhos animados, séries e filmes de toda a história.

Alguns fatos que fizeram 1986 impactante, para o Brasil e o mundo, merecem ser citados…

acontecimentos_1986

Na manhã de 28 de janeiro, aconteceria a maior tragédia registrada na corrida espacial. Uma falha no sistema de ventilação do tanque de combustível ocasionou a explosão do ônibus espacial Challenger, matando todos os sete astronautas, explodindo em uma incandescente vola de fogo no céu. O acidente abalou o programa espacial americano, fazendo com que a NASA suspendendo-o por cerca de dois anos.

No dia 26 de abril, ocorreria o maior acidente nuclear da história. Na Ucrânia, o reator da usina de Chernobyl explode, liberando uma enorme quantidade de radiação 400 vezes maior do que a explosão da bomba atômica sobre Hiroshima. Segundo a ONU, cerca de 4.000 pessoas foram mortas, mas esse número é discutível, pois outras fontes sugerem que possam ser pelo menos 100 mil pessoas.

No Brasil, em 28 de fevereiro, o então presidente José Sarney instituía o Plano Cruzado, um pacote de medidas econômicas que tinha como objetivo acabar com a inflação, congelando preços e salários, acabando com a correção monetária e adotando o Cruzado como unidade monetária nacional, substituindo o Cruzeiro.

Logo no segundo semestre, o plano criado pelo governo naufragava. Além do governo não conseguir controlar seus próprios gastos, começaram a faltar produtos nos supermercados e os preços voltaram a subir. No dia 21 de novembro, foi lançado o Plano Cruzado II. Uma semana depois, houve um protesto que revirou Brasília, transformando a Capital Federal em uma praça de guerra, fazendo a credibilidade do plano ir por água a baixo.

O cenário artístico era bem movimentado. Bandas como RPMTitãsIra!Legião UrbanaOs Paralamas do Sucesso e tantas outras lançaram discos que até hoje são considerados obras primas do rock nacional.

Na TV, Xuxa Meneghel estreia o programa Xou da Xuxa na Rede Globo, marcando as manhãs de muitos “baixinhos e baixinhas”, sendo lembrado com muito carinho marmanjos dos nossos dias.

No esporte, o grande destaque era a Copa do Mundo de Futebol no México. A Argentina foi a grande campeã, comandada por Diego Armando Maradona fez história com golaço antológico partindo do campo de defesa e o polêmico gol com a mão. No dia 29 de junho levou a Argentina para a vitória do Mundial.

Na Fórmula 1, uma temporada emocionante com quatro pilotos disputando o título até as últimas etapas. No fim, o grande campeão foi Alain Prost, que conquistou o bicampeonato mundial, se aproveitando da guerra interna na Williams entre o brasileiro Nélson Piquet e o britânico Nigel Mansell.

g1_episodio_4

É nesse contexto, em um ano repleto de acontecimentos que deixaram marcadas as páginas dos livros de histórias, que comemoramos mais uma data especial.

No dia 06 de Julho, às 12h30 de um domingo, estreava na TV brasileira a animação TRANSFORMERS, tornando-se imediatamente um sucesso no país assim como muitos outros desenhos da época, como ThundercatsHe-ManComandos em Ação (que estreava no mesmo dia) e tantos, tantos outros…

Como dito anteriormente, a década de 80 foi repleta de desenhos, séries e filmes que ficaram na memória de muitos, nos proporcionando diversos e únicos momentos de diversão em frente a TV!

Por algum motivo, não haviam trazido para o Brasil os três primeiros episódios da animação, um arco em três partes chamado “More Than Meets The Eyes” (Mais do que os olhos podem ver). Os três primeiros episódios nunca foram transmitidos no país em canal aberto, mas ganharam uma dublagem e foram distribuídas em videocassetes (“woow”) pela Estúdio ETC Filmes de São Paulo na década de 90.

Por este motivo, o desenho estreou no Brasil com a transmissão do quarto episódio, chamado “Transporte para a Destruição” (Transport To Oblivion), em que os Decepticons, criavam uma ponte espacial capaz de “ligar” a Terra com Cybertron, seu planeta natal. Bumblebee e Spike estava espionando, mas são capturados. Spike é colocado na ponte para testá-la e Bumblebee é reprogramado para levar os Autobots para uma armadilha. No final, Bumblebee e Optimus conseguem salvar Spike e detonam o Energon que seria transportado, atirando Megatron na ponte espacial com a explosão e desaparecendo.

Na época, a dublagem ficou a cargo da inesquecível Herbet Richards (se viveu nos anos 80, garanto que leu o imaginando a voz do Ricardo Mariano, o lendário locutor que apresentava a empresa). Celso Vasconcelos assumia a voz de Optimus Prime (posteriormente sendo substituído por Darcy Pedrosa), José Santacruz daria vida a Megatron e Paulo Pinheiro o Bumblebee. Todos sob a supervisão do diretor de dublagem Mário Monjardim.

Transformers foi transmitido sempre aos domingos até ser migrado para os programas matinais da Xuxa durante a semana até o ano de 1989. Somente voltaríamos a ver uma nova série de Transformers no Brasil na década de 90 com Beast Wars, desta vez pela Rede Record na TV aberta e pela Cartoon Network nas TVs pagas.

jornal

Em comemoração a essa data tão importante que estamos dando um novo passo no fandom Transformers brasileiro. Hoje, entra no ar no nosso novo grupo, e criaremos a partir de agora uma nova realidade para os fãs da franquia em terras Tupiniquins!

Nasce a Nova Cybertron ATB, reunindo 17 anos de vivência dentro do universo de Transformers, promovendo a convivência entre os fãs.

Ao longo de 17 anos de existência, a Aliança Transformers Brasil já teve várias casas: listas de discussão, site, fóruns, OrkutTwitter e Facebook.

Neste novo portal, vamos abrigar matérias, notícias, reviews, eventos, trabalhos artísticos, informações sobre linhas de brinquedos, classificados… enfim, muito conteúdo criado de fã para fã. Almejamos um dia, em um futuro não tão distante, ser o maior portal da América Latina sobre TRANSFORMERS.

Mas vamos com calma! Uma coisa de cada vez!

Nossa primeira ação é a mudança do nome do grupo nas nossas mídias. Em seguida, teremos um concurso especial que vai escolher o nosso mascote oficial!

A página final do nosso grupo está em desenvolvimento e será entregue o quanto antes a todos. Teremos mais atividades e comemorações para o aniversário de 30 anos de Transformes no Brasil!!!

Acompanhem e prestigiem!

Vamos mostrar ao mundo que também temos um fandom ativo! Vocês são pelas fundamentais em tudo isso!

Deixe uma resposta